Todo ano escolhemos uma figura de relevância histórica da causa ambiental para prestarmos uma Homenagem. A 8ª Mostra homenageia Silvio Tendler (1950), cineasta incontornável para entender o passado e o presente do Brasil. De biógrafo-historiador de personalidades da segunda metade do século 20, ele passou a focar sua lente em questões ambientais como O veneno está na mesa (2011), O veneno está na mesa 2 (2014) e Agricultura Tamanho Família (2014).

Homenagem: Silvio Tendler

Cinema Político e de Resistência

de Luiz Carlos Merten

São poucos os documentaristas que, em todo o mundo, podem gabar-se de haver arrastado aos cinemas milhões de espectadores para ver seus filmes. Silvio Tendler fornece um desses raros exemplos.

Os Anos JK, em 1980, faturou 800 mil espectadores; O Mundo Mágico dos Trapalhões, em 1981, 1,8 milhão; Jango, em 1984, 1 milhão, e O Veneno Está na Mesa 2, de 2014, já exibido online, foi assistido por mais de 5 milhões de pessoas. Quando o Brasil emergia dos anos de chumbo da ditadura militar, que tanta gente hoje quer negar que houve, e vivia um processo de abertura democrática, Jango virou o filme das diretas já. Eu me lembro de como, nos cinemas, em Porto Alegre, a gente aplaudia durante as sessões, cantava e até chorava com Milton Nascimento.

Leia o texto na íntegra sobre os filmes dessa temática!

Filmes

Debates