Homenagem: Silvio Tendler
Para homenagear este cineasta incontornável, convidamos dois frequentes colaboradores: o diretor de fotografia Lúcio Kodato e Vladimir Sacchetta, jornalista e pesquisador.
Em 50 anos de carreira, Silvio Tendler lançou mais de 80 longas, médias e curtas-metragens com forte viés histórico, social e político. Acumula as três maiores bilheterias do cinema documentário brasileiro e foi premiado em importantes festivais nacionais e internacionais.
Consultor editorial e produtor cultural, atua no campo da memória brasileira desde o final dos anos 1970, quando chefiou na Abril Cultural a pesquisa de Nosso Século. Responsável pela pesquisa e edição de imagens da coleção de Elio Gaspari sobre a ditadura militar. Coordenou para a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República a edição de Brasil Direitos Humanos: 2008, a realidade do país aos 60 anos da Declaração Universal. No Instituto Vladimir Herzog, trabalhou nos volumes As capas desta história (co-autor) e Os cartazes desta história (organizador/co-autor).
Lúcio Kodato é diretor de fotografia. Com uma carreira de mais de 40 anos, já
atuou ao lado do famoso diretor francês de fotografia Philippe Rousselot
e recebeu diversos prêmios, entre eles o de Melhor Fotografia no
Festival do Rio, por seu trabalho “Maré”, dirigido por Lúcia Murat. Além
do cinema, fotografou filmes publicitários e videoclipes premiados.
É frequente colaborador do cineasta Silvio Tendler.