A Competição Latino-Americana abriga títulos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e México, em um total de 33 obras. Os filmes concorrem a "Melhor Longa-Metragem Pelo Júri" - com prêmio de R$ 15.000,00; "Melhor Curta-Metragem Pelo Júri" - com prêmio de R$ 5.000,00, e "Melhor Filme Pelo Público".
Competição Curta-Metragem
A Mostra Ecofalante de Cinema é conhecida por abordar temas socioambientais relevantes e urgentes em seus filmes, e a Competição Latino-Americana é um reflexo cinematográfico das questões que impactam o Brasil e todo o continente. Locais que muitos de nós conhecemos apenas através de notícias — como as fronteiras amazônicas e o nosso Brasil profundo — ganham vida na tela e nos levam a uma reflexão profunda sobre a relação entre o homem e a natureza. Nesta edição, os povos indígenas e seus territórios são temas centrais em grande parte das produções selecionadas para a Competição Latino-Americana. Além disso, os 33 filmes escolhidos também abordam discussões fundamentais sobre racismo, migração e trabalho.
Filmes
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A Febre da Mata Jungle Fever Brasil, 2022, 10' Takumã Kuikuro
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Aribada Aribada Colômbia, Alemanha, 2022, 30' Simon(e) Jaikiriuma Paetau, Natalia Escobar, Zamanta Enevia
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Chão de Fábrica Lunch Break Brasil, 2021, 24' Nina Kopko
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Entre a Colônia e as Estrelas Between the Colony and the Stars Brasil, 2022, 49' Lorran Dias
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Estrelas do Deserto Desert Lights Chile, 2022, 19' Katherina Harder Sacre
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Fantasma Neon Neon Phantom Brasil, 2022, 20' Leonardo Martinelli
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Fantasmagoria Fantasmagoría Chile, França, Suíça, 2022, 14' Juan Francisco González
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Fogo no Mar Fire in the Sea Argentina, 2022, 15' Sebastián Zanzottera
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Infantaria Infantry Brasil, 2022, 24' Laís Santos Araújo
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Levante Pela Terra Uprising for the Land Brasil, 2022, 30' Cuhexê Krahô (Marcelo Costa)
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Mãri hi: A Árvore do Sonho Mãri hi Brasil, 2023, 17' Morzaniel Ɨramari
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Paulo Galo: Mil faces de um homem leal Rise and Burn: Paulo Galo Brasil, 2022, 19' Iuri Salles, Felipe Larozza
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Quem de Direito The Rightful Brasil, 2022, 21' Ana Galizia
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Solmatalua Solmatalua Brasil, 2022, 15' Rodrigo Ribeiro-Andrade
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Tekoha Tekoha Brasil, 2022, 15' Carlos Adriano
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Terremoto Earthquake Brasil, 2022, 26' Gabriel Martins
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Thuë pihi kuuwi: Uma Mulher Pensando Thuë pihi kuuwi Brasil, 2023, 9' Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami, Roseane Yariana Yanomami
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Um Tempo para Mim A Time for Me Brasil, 2022, 21' Paola Mallmann
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XAR - Sonho de Obsidiana XAR - Obsidian Dream Brasil, 2022, 13' Fernando Pereira dos Santos, Edgar Calel
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Xixiá - Mestre dos Cânticos Fulni-ô Xixiá - Master of Fulni-ô Chants Brasil, 2022, 20' Hugo Fulni-ô
Júri
É doutor em antropologia pela Universidade de Brasília e professor do departamento de antropologia da Universidade de São Paulo. Foi pesquisador visitante na Universidade de Princeton (2021-2022) e no Collège de France (2017), onde é membro do grupo “Anthropologie de la vie”. Atua nas áreas de antropologia da técnica e da vida, com ênfase na tecnodiversidade dos manejos ecológicos. Foi membro da comissão editorial do Anuário Antropológico e, atualmente, integra a equipe da Revista de Antropologia.
Primeira mulher a dirigir a fotografia de um longa-metragem no Brasil, ganhou mais de 30 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Com Tônica Dominante, dirigido por Lina Chamie, recebeu o Kodak Vision Award-Woman in Film, e APCA, Associação Paulista de Críticos de Arte; da mesma diretora, fotografou A Via Láctea, que representou o Brasil no Festival de Cannes. Foi professora de cinematografia na ECA/USP, onde fez sua dissertação de mestrado. Desenvolve projetos na Veríssimo Produções, onde fez a produção executiva e o roteiro do longa-metragem Terra de Ciganos, dirigido por Naji Sidki, em lançamento.
Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com bolsa CNPq, é pesquisador, professor e documentarista. Doutorando pelo programa interdisciplinar DIVERSITAS da FFLCH/USP, pesquisa a produção audiovisual entre os povos indígenas do Alto Xingu, onde atua desde 2015. Foi professor de cinema na Universidade Anhembi Morumbi e no Centro Universitário SENAC. Dirigiu os documentários Tião Paineira (2012), Osiba Kangamuke - Vamos Lá, Criançada (2016), Terminal 3 (2017), Surara (2017) e Tapajós Ameaçado (2021).