A Competição Latino-Americana abriga títulos da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia e Peru, em um total de 25 obras. Os filmes concorrem a "Melhor Longa-Metragem Pelo Júri" - com prêmio de R$ 15.000,00; "Melhor Curta-Metragem Pelo Júri" - com prêmio de R$ 5.000,00, e "Melhor Filme Pelo Público".
Competição Curta-Metragem
de Marcio Miranda Perez
Este ano, a convocatória da Competição Latino-Americana rompeu todos os recordes anteriores da Mostra, trazendo 527 obras de 15 países latino-americanos para o processo de seleção da competição, iniciado em novembro – antes, portanto, do desencadeamento da pandemia que vem assolando o mundo em 2020. O fenômeno afetou todo o panorama dos festivais de cinema no Brasil e no mundo, diminuindo as janelas de exibição das produções cinematográficas mais recentes e, com isso, aumentando ainda mais a responsabilidade do comitê e da Mostra Ecofalante na composição da competição.
Filmes
-
C.I.T.A. (Cooperativa Industrial Têxtil Argentina) C.I.T.A. (Cooperativa Industrial Textil Argentina) Argentina, 2019, 19' Lucas Molina, Tadeo Suarez, Marcos Pretti
-
Caranguejo Rei The King Crab Brasil, 2019, 23' Enock Carvalho, Matheus Farias
-
Guaxuma Guaxuma Brasil, 2018, 14' Nara Normande
-
Liberdade Liberdade Brasil, 2018, 25' Pedro Nishi, Vinícius Silva
-
Mamapara Mamapara Peru/Argentina/Bolívia, 2020, 17' Alberto Flores Vilca
-
Mitos Indígenas em Travessia Ancient Stories Brasil, 2019, 22' Julia Vellutini, Wesley Rodrigues
-
Nova Iorque, Mais Uma Cidade New York, Just Another City Brasil/EUA, 2019, 18' André Lopes, Joana Brandão
-
Nove Águas Nine Waters Brasil, 2019, 25' Gabriel Martins, Quilombo dos Marques
-
O Delegado The Sheriff Colômbia, 2019, 26' Samuel Moreno Alvarez
-
O Fim da Eternidade The End of Eternity Argentina/Peru, 2019, 10' Pablo Radice
-
O Fogo Que Vimos The Fire We Saw Argentina, 2019, 12' Pilar Condomí, Candelaria Gutierrez
-
O Levante dos Andes – A Cidade-Tampão Que Se Reinventa Através da Arquitetura Andes Uprising, a Buffer City Re-inventing Itself Through Architecture Alemanha/Bolívia, 2019, 14' Bernardo Villagra Meruvia
-
Por Trás da Cortina Verde Behind the Green Curtain Brasil, 2019, 29' Caio Silva Ferraz, Paulo Plá
-
Resplendor Resplendor Brasil, 2019, 52' Claudia Nunes, Erico Rassi
-
Ruivaldo, o Homem Que Salvou a Terra Ruivaldo, the Man Who Saved the Earth Brasil, 2019, 45' Jorge Bodanzky, João Farkas (codireção)
-
Suquía Suquía Argentina, 2019, 13' Ezequiel Salinas
-
Tuã Ingugu (Olhos d'Água) Tuã Ingugu (Olhos d'Água) Brasil, 2019, 11' Daniela Thomas
Júri
Antropólogo e Mestre em Multimeios na UNICAMP, dirigiu vários curtas e longas-metragens premiados no Brasil e no exterior. É diretor dos longas 33 (Festival de Locarno), Atos dos Homens (Festival de Berlim), FilmeFobia (Festival de Locarno e Grande Vencedor do Festival de Brasília), Olhe pra Mim de Novo (Festival de Berlim), Periscópio (Festival de Rotterdam) e Bixa Travesty (Premiado no Festival de Berlim e em mais de 20 festivais dentro e fora do Brasil). Dirigiu séries para TV Cultura e SescTV. No Canal Brasil, foi o Coordenador Geral de Transando com Laerte e atualmente dirige TransMissão.
Cineasta brasileira. Depois de se graduar em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), foi para a Itália e especializou-se em documentário na Universidade de Roma. Colaborou com Eduardo Coutinho, como produtora e pesquisadora, nos filmes Babilônia 2000, Edifício Master e Peões. Foi presidente da seção Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Documentaristas.
Caru Alves de Souza é diretora, produtora e roteirista paulistana. Dirigiu longas e curtas-metragens de ficção e documentários para a televisão. Seu recente longa-metragem Meu Nome É Bagdá foi premiado como melhor filme pelo júri internacional da Mostra Generation 14plus do 71º Festival Internacional de Berlim. Também faz parte do Coletivo Vermelha e do Coletivo Casadalapa.