A Mostra Ecofalante de Cinema e Francisco Cesar Filho, cineasta e curador de alguns dos festivais brasileiros mais prestigiosos, propõem a masterclass CURADORIA EM FESTIVAIS DE CINEMA E EVENTOS AUDIOVISUAIS: UMA TRAJETÓRIA DE QUATRO DÉCADAS para jovens programadores, curadores e os demais interessados em conhecer o panorama atual do universo dos festivais e a função fundamental do curador.
”A fruição cinematográfica teve radicais alterações nas últimas décadas. Até o final da década de 1970, o cinema era diversão popular que realizava-se em espaços com grande capacidade localizadas nas regiões centrais das cidades mundo afora, com ingressos muito baratos. A partir dos anos 1980, essa realidade transformou-se: as exibições comerciais de cinema passaram a ocorrer em pequenas e mais caras salas presentes dentro de shopping centers, com programação vocacionada para grandes produções destinada prioritariamente ao público jovem em busca de entretenimento de consumo. Já em outras “janelas” - como emissoras de TV paga, internet, serviços de streaming etc. -, testemunha-se uma crescente e gigantesca oferta de produtos audiovisuais.
Nessas condições, nos últimos 40 anos verificou-se a valorização da atividade de curadoria na atividade cinematográfica. Torna-se cada vez mais importante o recorte, a indicação e a seleção, possibilitando-se ao espectador encontrar o conteúdo que lhe interessa. Prova disso está, por exemplo, na multiplicação de festivais de cinema, que no Brasil não passavam de pouco mais de uma dezena de iniciativas no início dos anos 1990 e chegaram a quase três centenas de eventos na década de 2000.
Um relato de uma trajetória da atividade de curadoria desenvolvida por Francisco Cesar Filho, profissional que desde 1983 atua neste segmento da indústria audiovisual, permite compreender as características desse trabalho e as mutações ocorridas no período.”
Francisco Cesar Filho é diretor e curador do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo e curador da Mostra Ecofalante de Cinema e da programação Cinema e Reflexão, além de diversas mostras audiovisuais. Foi diretor-adjunto do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, diretor associado do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum e curador da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, do projeto Cine Direitos Humanos (da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo). Em diversas funções, atuou na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Mostra de Cinema de Tiradentes, Videobrasil, Festival do Minuto e art.mov - Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis, entre outros. Esteve ainda nas equipes de programação do Itaú Cultural e do Centro Cultural São Paulo, entre outras instituições. Também realizou curadorias para eventos na Alemanha, México e Venezuela.
Cineasta e curador com passagens pelos cursos de Filosofia e Cinema da USP, Francisco Cesar Filho recebeu bolsa intercultural das fundações norte-americanas Rockefeller e MacArthur e dirigiu os longas-metragens Augustas e Futuro do Pretérito - Tropicalismo Now! e documentários premiados internacionalmente, como Rota ABC e Queremos as Ondas do Ar!
Com 200 vagas, a masterclass será realizada online (via zoom) na terça-feira, 15 de setembro de 2020, das 18h30 às 21h30.
As inscrições podem ser feitas até uma hora antes do início do evento aqui (link será disponibilizado em breve).
Esta é um Atividade Paralela da 9ª Mostra Ecofalante de Cinema, que acontece de 12 de agosto a 20 de setembro, nas plataformas do site Ecofalante (www.ecofalante.org.br), Spcine Play e Videocamp. Todos os eventos são gratuitos.