Em um oferecimento da Spcine, a 13ª Mostra Ecofalante de Cinema, em parceria com a Cinema Verde, produzem o 1º Encontro sobre a Sustentabilidade na Indústria do Audiovisual, um evento anual presencial aberto ao público, cujo objetivo é discutir o avanço da consolidação de práticas sustentáveis na indústria cinematográfica brasileira.
O evento gratuito vai acontecer na manhã de sexta-feira, 9 de agosto, no Reserva Cultural. Inscrições abertas!
Leia o texto na íntegra sobre o evento!
10:00 | PAINEL 1: Políticas públicas para um audiovisual sustentável | com Flavia Guerra (Mediação) Ariene Ferreira Leonardo Edde Mauro Garcia | Sala 2, Reserva Cultural |
11:45 | PAINEL 2: Iniciativas sustentáveis nas produções audiovisuais | com Ariene Ferreira Daniela Aun Erica Aguado Gisela Camara Paula Cosenza | Sala 2, Reserva Cultural |
PAINEL 1: Políticas públicas para um audiovisual sustentável
Políticas públicas têm um papel fundamental na implementação de mudanças progressivas na sociedade. Qual seria, então, seu papel na adoção de práticas mais sustentáveis no setor audiovisual? Quais instituições estariam envolvidas nessa jornada? Como elas poderiam contribuir para que as produções efetivamente diminuam seu impacto ambiental negativo e aumentem seu poder de transformação social? Nesta mesa, representantes de diferentes instituições vão discutir possibilidades e ferramentas disponíveis para fomentar mudanças no setor.
Jornalista com mestrado em Direção de Documentário e Cinema pela Goldsmiths - University of London, como bolsista do Chevening Scholarship Program. Atua como documentarista, jornalista, curadora e crítica de cinema. É editora do Plano Geral, videocast disponível no Splash UOL, colunista de cinema na Rádio Band News FM e no Splash UOL. Possui extensa experiência cobrindo festivais internacionais de cinema para várias mídias, incluindo O Estado de São Paulo, UOL, Canal Brasil, CNN Brasil e Band News TV. É vice-presidente da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e votante do Globo de Ouro.
Produtora audiovisual e cultural, Ariene acumula mais de 30 anos de experiência com projetos de longa-metragem de ficção, documentários, séries e eventos culturais. Em 2010, começou a levar conhecimento e introduzir práticas sustentáveis nas produções audiovisuais para reduzir seus impactos ambientais e sociais negativos. Desde então, nunca mais parou. É sócia-fundadora da Cinema Verde, membro fundadora da UPEX – União Nacional de Produtores Executivos.
Leonardo Edde é produtor e diretor, com mais de 25 anos de experiência, incluindo filmes como Nosso Sonho - A história de Claudinho e Buchecha, Tropa de Elite 2, Loucas para Casar, O Filme da Minha Vida. Outros lançamentos de sucesso a caminho: Tom Jobim - O TOM, Alucinação - Belchior e suas histórias, e Authentic Games. Sócio-fundador da Urca Filmes, é presidente do SICAV, VP da Firjan, membro do PGA e da FIPCA, além de júri do Emmy International. Sua influência no cenário audiovisual é notável e seu legado na indústria é reconhecido internacionalmente.
Com mais de quatro décadas de experiência em programação e produção para televisão, é atualmente Presidente Executivo da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão – BRAVI, Brasil Audiovisual Independente e Diretor Executivo do ICAB – Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros. É membro dos seguintes conselhos: Conselho Superior de Cinema, Conselho da Academia Brasileira de Cinema, Conselho Consultivo do Encontro de Coprodução do Mercosul do Festival de Audiovisual do Mercosul – FAM e membro do Conselho do Museu da TV, Rádio & Cinema. É Embaixador Full Sail University Brazil Community em Audiovisual.
PAINEL 2: Iniciativas sustentáveis nas produções audiovisuais
No mundo todo, as mais diversas indústrias estão tendo de rever sua forma de atuar para reduzir seu impacto negativo no planeta. No audiovisual, não é diferente. O que pode ser feito para que as produções adotem posturas positivas em relação ao meio ambiente, respeitando o trabalho das equipes? Neste encontro, conheceremos experiências de produções audiovisuais que adotaram iniciativas sustentáveis, seus resultados positivos, desafios e aprendizados.
Produtora audiovisual e cultural, Ariene acumula mais de 30 anos de experiência com projetos de longa-metragem de ficção, documentários, séries e eventos culturais. Em 2010, começou a levar conhecimento e introduzir práticas sustentáveis nas produções audiovisuais para reduzir seus impactos ambientais e sociais negativos. Desde então, nunca mais parou. É sócia-fundadora da Cinema Verde, membro fundadora da UPEX – União Nacional de Produtores Executivos.
Produtora executiva na Gullane, produziu recentemente o longa Motel Destino, de Karim Ainouz, que teve sua première em Cannes 2024; Os Enforcados, de Fernando Coimbra com estreia no Festival de Toronto 2024; o longa de animação Arca de Noé, de Sérgio Machado e Alóis di Leo e o filme Família de Sorte, de Viviane Ferreira, em finalização. Pela Gullane produziu ainda filmes como A metade de nós, de Flávio Botelho; A Última Floresta, de Luiz Bolognesi; O Traidor, de Marco Bellocchio; e As Verdades, de José Eduardo Belmonte. Por sua produtora, AUN filmes, coproduziu com a Les Valseurs da França e a Casa de Praia o longa Fendas, de Carlos Segundo.
Com 26 anos de experiência no mercado audiovisual, trabalhou no SBT, Band e Record antes de migrar para a produção independente. Com vasta experiência em todas as áreas da produção (infraestrutura à executiva) de gêneros variados, do jornalismo à ficção passando por premiações, realities e game shows. Integrou a equipe de formatos de sucesso como Meus Prêmios Nick, Miaw MTV, Top Chef, Ídolos e Aprendiz. Atualmente, dirige a área de apoio à produção da Floresta, faz parte do comitê ESG e lidera as ações de sustentabilidade da empresa, implantando iniciativas que visam à redução do impacto ambiental das produções.
Produtora executiva sênior da Amazon Studios no Brasil. Com uma experiência cinematográfica diversificada, produziu filmes e atuou como Line Producer em filmes e séries de TV dirigidos por talentos consagrados como Ruy Guerra, Walter Lima Jr e Jorge Durán, bem como por diretores estreantes. Em 2009, fundou a produtora Tacacá Filmes com o diretor Vinícius Reis, onde desenvolveu diversos longas-metragens em parceria com outras produtoras.
Sócio-Fundadora do Ventre Studio. Produtora independente com vasta experiência nacional e internacional, produziu séries, longas e documentários em parceria com Netflix, Disney, HBO, FOX, Warner Bros e Sony Pictures, entre outros. Conciliando curadoria, criatividade e alto valor de produção, seus filmes foram exibidos e premiados nos festivais de Cannes, Berlinale, Veneza, San Sebastian, Sundance e Telluride. Enquanto distribuidora, adquiriu e lançou no Brasil títulos como Parasita de Bong Joon-ho e The Square de Ruben Ostlund. É membro do EAVE (European Audiovisual Entrepreneurs) e foi nomeada pela Variety como “Latin American Producer to Watch”.