Sessão Especial: Defensores Ambientais
Estreia do curta documentário #SomosProtetores: A Vida de Quem Cuida do Planeta, que conta histórias de brasileiros e brasileiras que sofreram ameaças por denunciarem o uso irresponsável da terra, a exploração ilegal de recursos naturais e a poluição do solo, dos rios e do mar. A exibição será seguida por uma mesa de debate sobre o assunto com nomes de peso do ambientalismo.
Ailton Krenak, ativista indígena da etnia Krenak, fundou em 1988 a União das Nações Indígenas e, em 1989, o movimento Aliança dos Povos da Floresta. Atualmente, dirige o Núcleo de Cultura Indígena (RESERVA INDÍGENA KRENAK, médio Rio Doce, MG). É Jornalista e escritor, com livros e artigos publicados em diversas línguas, além do português. Sua publicação de 2019, “Ideias para Adiar o Fim do Mundo”, lançado pela Companhia das Letras, foi um dos títulos mais vendidos do ano.
Consultor, administrador de empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas em 1977 e advogado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco em 1979. Foi eleito deputado federal por três mandatos consecutivos (1986 – 1998) e participou como deputado constituinte na elaboração da Constituição de 1988, sendo um dos responsáveis pelo capítulo destinado ao meio ambiente. Foi autor de parte da legislação ambiental brasileira, em especial a Lei da Mata Atlântica. Atuou como Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo entre 1995 e 1998. Tem participado de inúmeras organizações da sociedade civil, tanto nacionais quanto internacionais, desde o começo de sua vida profissional. Fábio Feldmann recebeu em 1990 o Prêmio Global 500 das Nações Unidas. Atualmente dirige seu próprio escritório de consultoria, que trabalha fundamentalmente com questões relacionadas à sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.
Juana Kweitel é diretora-executiva da Conectas Direitos Humanos desde dezembro de 2016. É Mestre em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Essex University, Reino Unido e em ciência política na Universidade de São Paulo. Pós-graduada em Direitos Humanos e transição democrática, pela Universidade do Chile, é advogada formada pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Trabalhou na Argentina como coordenadora institucional do CELS (Centro de Estudos Legais e Sociais).
Marcelo Furtado é diretor executivo da Alana Foundation e co-fundador da plataforma Believe.Earth. Atuou de 2016 a junho de 2018 como facilitador da Coalizão Brasil Clima Floresta e Agricultura. Engenheiro Químico por formação com mestrado em energias renováveis. Profissional com mais de 30 anos de experiência como ativista comprometido com o avanço da agenda da sustentabilidade e justiça social através da inovação e mobilização pública nas áreas de Clima, Energia e Uso da Terra. Atuou no Greenpeace Internacional (1990 a 2005) como conselheiro para políticas públicas em clima, energia e poluição industrial; coordenou a campanha global (e anteriormente para a América Latina) pela promoção de tecnologias limpas e contra o comércio internacional de resíduos tóxicos.