Plataformização: O Futuro do Trabalho?
AVISO: a gravação do debate presencial, que aconteceu 4 de agosto, está em um formato híbrido (parte áudio / parte gravação no celular)
“Os filmes deste ano nos trazem, por diferentes perspectivas, a violência do mundo do trabalho, mas também os sentidos, estratégias e esperanças que são traçados cotidianamente e que colocam tudo em movimento, mas, ao mesmo tempo, são dolorosamente extirpados.” Como o diz a socióloga Ludmila Costhek Abílio, que assina o texto da programação temática de Trabalho, a seleção deste ano trata de diferentes graus e manifestações de opressão no mundo do trabalho e os desafios dos trabalhadores para se proteger desse controle.
O filme canadense The Gig Is Up: O Mundo É Uma Plataforma discute o fenômeno da plataformização de parte do mercado de trabalho e suas ramificações para a economia mundial. O filme será exibido antes do debate “Plataformização: O Futuro do Trabalho?”, às 18h20.
O longa será exibido junto ao curta sueco Jobs for All!
O Debate irá acontecer no Reserva Cultural, no dia 4 de agosto, quinta-feira, às 20h00.
Para saber mais sobre a programação, baixe o folder interativo aqui (PRESENCIAL) e aqui (ONLINE).
Para a discussão, além do público presente, contaremos com os seguintes convidados:
Aline
Os é cicloentregadora, cicloativista, cicloviajante, mulher preta, fotógrafa,
professora universitária, com graduação em Artes Plásticas e Mestrado em
Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo, voluntária da Oficina
Comunitária Mão na Roda e fundadora dos projetos Selim Cultural e Señoritas
Courier. Tem
pesquisado sobre cooperativismo de plataforma e participado de palestras e
debates sobre o tema, além de contribuir para pesquisas de Universidades como
UniSinos, FGV, USP, UFC, UnB, entre outras.
Tatiana Dias é jornalista há mais de uma década em São Paulo, principalmente nas áreas de tecnologia e direitos digitais, direitos humanos, ciência e comportamento. Já trabalhou no Estadão, Galileu, HuffPost e Nexo, além de ter dado aula de jornalismo para alunos das periferias de São Paulo.
Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Procurador do Trabalho. Vice-Coordenador Nacional da CONAFRET (Coordenadoria Nacional de Combate às Fraudes nas Relações de Trabalho).